poética aristo - "é nobre aação cujas personagens são sérias, no sentido de que são de caráter nobre, elevado. Nisso a tragédia se diferencia da comédia, cujas personagens são baixas".

CAPÍTULOS!!! DE UM CURTA.
INÍCIO
MEIO
FIM

Tragédia é uma forma de drama que se destaca pela seriedade. e dignidade, Envolve CONFLITO ENTRE UMA PERSONAGEM E ALGUM PODER DE INSTANCIA SUPEIROR COMO A LEI, OS DEUSES, O DESTINO!!!! OU A SOCIEDADE.

SÁTIROS QUE CERCAVAM DIONÍSIO CRIARAM A TRAGÉDIA.
TRAGOS (BODE), ODÉ (CANTO) - TRGOIDIA)

ESTRUTURA: PRÓLOGO - EPÍSODIO - EXDO - CANÇÃO CORAL


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Há 3 gêneros literário, o dram aé um deles e se caracateriza pela puraç ação dos personagens.  aristo = caráter elevado tragédia, carater baixo comédia.

3 tipos de poesia: lírica, épica, dramática. Há:

1ª especie de poesia e de ficção inteiramente imitativa - abrange tragédia e comética
2ª fato relacioando com o próprio poeta - ditirambo (lírico)
3ª combinação de 1 e 2 - uso na epopeia (poesia épica)


então tragedia e comédia são poesia imitativa.

poesia (artes) dramática(s) - gênero literario dramático - se divide em tragico e comico.

tragédia é a forma mais elevada de drama, comédia, a mais baixa.

drama trágico = objetivo é provocar catarse, piedade, purificação de sentires = receita =  retrate homem acima da média (com reputação, fama, prestigio, familia, nobreza) , que comete um erro miserável.

tragédia causa dor, terror e piedade,

preceitos :
boa constituição do mito (é o enredo)
respeito a unidade de ação
respeito à unidade histórica
respeito à unidade poética
atenção à ordem de fatos e elocuç~eos
verossimilhança mediante conveniência
semelhança e coerência

"A peça é, para Aristóteles, um organismo: todas as partes são determinadas pela ideia do todo, enquanto este ao mesmo tempo é constituído pela interação dinâmica entre as partes. Qualquer elemento dispensável neste contexto rigoroso é “anorgânico”, nocivo, não motivado. Neste sistema fechado tudo motiva tudo, o todo às partes, as partes o todo. Só assim se obtém a verossimilhança, sem a qual não seria possível a descarga das emoções pelas próprias emoções suscitadas (catarse), último fim da tragédia." 

No mito a unidade da ação é imperativa. O encadeamento da ação dos caracteres em uma relação causal é que dará ao drama o caráter verossímil necessário às artes. Na tragédia “[...] impõe-se rigoroso encadeamento causal, cada cena sendo a causa da próxima e esta sendo o efeito da anterior: o mecanismo dramático move-se sozinho, sem a presença de um mediador que o possa manter funcionando.”

A irracionalidade não deve reger nenhuma ação no mito. O poeta ao escrever, imagina-se como se fora um espectador, para assim evitar a incorrência em contradição, o que, pelo insulto à inteligência do público, destruiria a intenção de alcançar a verossimilhitude. Portanto, não é descartada a hipótese da representação de fatos não existentes, pois estes, se possíveis e bem encadeados racionalmente, parecem reais. Assim sendo, “[...] na poesia é de preferir o impossível que persuade ao possível que não persuade.” (ARISTÓTELES, 1461b 9); no entanto, o que não é real deve ser evitado.

 pela conveniência dos personagens com suas características no mito e por meio da coerência da personagem, que mesmo agindo de maneira incoerente no mito, “é necessário, todavia, que [no drama] ela seja incoerente coerentemente.” (ARISTÓTELES, 1454a 26), e que deste modo, obedeça à coerência necessária no mito para a sua compreensão pelo espectador

[coerência interna]

Qualquer enredo e história podem ser desenvolvidos de duas maneiras: comercial ou "artística". Quando o enredo é construído de maneira comercial, como na maioria dos filmes de hollywood, os personagens são geralmente mais superficiais e a história valoriza a ação exterior, visível aos olhos da audiência. Já uma obra mais "artística", tem como inspiração um caráter mais literário, ou seja, há grande importância para os conflitos interiores dos personagens.


A JornadaÉ um dos tipos mais comuns de enredo, que se tornou ainda mais popular após ser utilizado de maneira clara por George Lucas em Guerra nas Estrelas (1977). Lucas vai ser extremamente influenciado pelo estudioso de mitos Joseph Campbell e seu clássico livro The Hero with a Thousand Faces. Campbell construirá, em seus diversos trabalhos, o que chamamos de Jornada do Herói, uma sequência de eventos comuns presentes em várias histórias de diversas culturas ao longo da humanidade. (jornada do heiro - cara no seu mundo, no codidiano, incidente ou pessoa o leva a uma viagem ao desconhecido, atras de algo importante, recebe ajuda de mentor, vence força do mal em batalha grande e decivisa, retorna pra seu mundo, masagoraestá mudado, não consegue viver como antes).  tolkien, star wars etc.


enredos: jornada,  busca ou resgate (não é grandioso como jornada, recupere algo (caçador da arca perdida, bond, detetive) há suspenese) , perseguição (ao principal, podendo haver invesrão, se isolar em ambiente fechado aumenta tensão - mob dyc , alien, tubarção, iluminado, sexta 13),

aventura (heroi vai buscar algo bem definido, NOVA VIDA, AUTOKNOw),. encontra galera, molda sua personalidade. (roadmovie) telma e luise

vingança: hero no cotidiano conforto ou excaces dá merda por culpa de alguém muda cotidiano altera o mundo de hero. provoca desorientação e ele parte em busca de vingança. (tema vingança é VIOLENTO) final: bem sucedido ou fracassado.

amor: encontor, amor, algo impede que fiquem juntas, no fim vencerm isos e ficam juntas.

o isolado: hero perseguido, diferente, incomum.  mas precisa enfrentar os objstaculos. heroico - superman, nefasto drácula. wolvie. ele deve sfrevr bastante.

poder/desejo/ascesão e queda:> para subida e queda o desejo de poder é melhor desculap.

underdog: personagem visto como inferior que tem a chance de provar suas habilidades. ao vencer algo muito cabuloso.  (rocky) nem sempre a vitória e necessária. mas deve ficar claro a msg d enucna desistir.

luta contra sitema: parece underdog, mas numa esfera maior. a vitoria é praticamnet eimpossível e o personagem acaba esmagado pelo sistema (estranho no ninho) e amadeus.

transofrmação/maturidade: morte de algume.



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